Actividades

Páteo da Aldeia

Melhor
preço
online

Cultura e Tradição

Museu Municipal de Arqueologia: Instalado no antigo edifício dos Paços do Concelho, este museu possui uma sala de exposições temporárias e uma exposição arqueológica permanente, concebida com objetos representativos da história do concelho desde a Pré-história até ao século XVII.

Ermida de São Sebastião (Museu de Arte Sacra): Originalmente construída no século XVI, como comprova a porta lateral de estilo manuelino, a Ermida de São Sebastião foi reconstruída na primeira metade do século XVIII, tendo sido alvo de uma importante renovação arquitetónica.
Na fachada, destaque para um interessante portal de estilo barroco profusamente ornamentado com volutas.
A ermida é um pequeno templo de nave única onde atualmente funciona um museu de arte sacra que reúne um acervo significativo, proveniente das igrejas do concelho de Albufeira.

Castelo de Paderne: O Castelo de Paderne é um dos sete castelos simbolizados na faixa carmesim que rodeia o escudo branco das quinas da Bandeira Nacional.
Construído no século XII pelos árabes, foi conquistado em 1280 por D. Paio Peres Correia. Trata-se de um excelente exemplo da arquitetura militar muçulmana, com construção em taipa que ficou bastante danificada pelo terramoto de 1755.

Igreja Matriz de Albufeira: Esta igreja construída nos finais do século XVIII, constitui um dos mais relevantes exemplares da arquitetura neoclássica no Algarve.
Na fachada, destaque para o frontão triangular e para os três janelões com moldura em cantaria de arco semicircular.

Igreja de Sant’Ana: Pequena igreja do século XVIII, apresenta corpo de nave única com capela-mor coberta por uma cúpula. Na fachada possui um frontão decorado com volutas e ladeado por pináculos.
No interior, o destaque vai para o retábulo de talha policroma que se encontra na capela-mor e que, à semelhança do púlpito e dos altares laterais, foi elaborado na segunda metade do séc. XVIII, segundo o estilo rococó.

Gastronomia para quem visita a região é obrigatório conhecer a cozinha tradicional. desde o peixe, mariscos até aos doces com amêndoas, figos, alfarrobas e laranjas do Algarve, muitos são os pratos que tem que provar nos restaurantes ou tasquinhas espalhadas pela região. Sem esquecer, a aguardente de medronho ou os licores de frutos após a refeição.



Golf

Sendo o Algarve um dos melhores destinos da Europa, não podemos deixar de mencionar o Golfe.

Os traçados dos campo, grande parte deles concebidos por arquitetos internacionais, juntamente com a paisagem fantástica em que estão inseridos, satisfazem os requisitos dos adeptos mais exigentes, demarcando a região como um destino privilegiado para a prática desta modalidade.

Junto ao Páteo da Aldeia localizam-se os seguintes campos: Salgados Golf, Pine Cliffs Golf, Dom Pedro Millennium Golf Course, Vila Sol Golf, e muitos mais



Natureza e Paisagem

A diversidade da Natureza é definitivamente, uma das maiores riquezas do Algarve.

Do Litoral à serra algarvia, há um mundo por descobrir assim como inúmeras atividades que poderá fazer ao ar livre, desde:
• Caminhadas pela Costa Algarvia ou pela Serra
• Visitas aos Parques Naturais
• Observação de Aves
• Observação da Fauna e Flora Algarvia
• Observação de Golfinhos e Baleias
• Passeios de Cavalo
• Passeios de bicicleta
• Passeios de Balão
• Passeios de Jeep e todo-o-terreno
• Jeep-Safaris
• Visitas ás grutas algarvias e passeios de barco
• Mini-cruzeiros